
DIVERSÃO
UMA EXPERIÊNCIA EM FORMA DE ESPETÁCULO

A proposta é: por alguns minutos, sentir o que milhões de pessoas passam todo os dias no Brasil.
Uma experiência em forma de espetáculo para despertar, sensibilizar e conscientizar. Propondo uma inversão, o público entra em contato com algumas barreiras comuns e cotidianas que uma pessoa com deficiência enfrenta.DiverSão é resultado da soma de habilidades e experiências de profissionais do teatro e da inclusão. O teatro como linguagem e manifestação da arte, compartilhado para além dos ensaios e apresentações, e sim para ações cotidianas entre indivíduos, famílias e a sociedade.
A DINÂMICAEntrada principal e 95% dos assentos exclusivos para PcD’s. Programa do espetáculo impresso somente em braile. Intérprete de libras no centro do palco e cenas no canto. Atores que se autodescrevem e descrevem as cenas. Essas, são algumas das provocações que essa experiência repleta de informação, humor e leveza propõe.


"A linguagem do humor, quando bem utilizada, consegue transmitir mensagens de forma muita profunda e com repercussão duradoura. Foi isso que senti na apresentação da INIMA, assuntos delicados tratados de forma leve, porém transformadoras."
Márcio Masulino, produtor cultural
"Missão foi entregue com êxito com a apresentação do teatro inclusivo. Começou antes do início da peça com algumas experiências que o elenco propôs aos convidados e pudemos vivenciar as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência no cotidiano. Certamente saíram com outro entendimento sobre acessibilidade, foi incrível. Trouxeram inclusão através da cultura, de forma descontraída e participativa. Só tive retorno positivo dos colaboradores e associados que participaram. Obrigada pela entrega, pelo excelente trabalho!!!"
Glaucia Cardoso – Profissional da área de Inclusão
"Gostaria de dar um depoimento a respeito da peça que assisti: esse espetáculo didático, lúcido e inteligente é muito importante para esclarecer pontos necessários para uma melhor compreensão sobre o tema abordado. O senso de humor e a capacidade de improviso dos atores colaboram para a ideia apresentada de tornar normal (normalizar) a questão. Fiquei sensibilizado e aprendi muito sobre o assunto."
Henrique Cesarino – Professor de teatro
“O teatro inclusivo nos proporcionou, desde o primeiro momento, situações que causam a reflexão sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam no seu dia a dia. Foi impactante presenciar a falta de assentos no auditório para pessoas sem deficiência e ter de entrar pelo acesso dos fundos do local. Além disto, os atores e atrizes que encenaram na peça, trouxeram uma mensagem muito clara e eficaz sobre a diversidade, mostrando que eficiência e deficiência são coisas que não são relacionadas de forma direta.”
Anderson Valério – Colaborador do Clube Pinheiros
PERCEPÇÕES DE QUEM ASSISTIU