

ASSISTIR SEM VER
⠨⠨⠁⠎⠎⠊⠎⠞⠊⠗ ⠨⠨⠎⠑⠍ ⠨⠨⠧⠑⠗
Uma provocação para desconstruir conceitos capacitistas e aprender sobre o universo das pessoas com deficiência.Uma vivência protagonizada por pessoas com deficiência, que utiliza a música como linguagem.

Um show completamente no escuro
Uma experiência imersiva que convida o público para assistir um show acústico por uma nova perspectiva.

MERGULHO NA PAISAGEM SONORA
Em uma experiência sem uso de microfones e amplificadores, o público é convidado a sentir a música direto de sua fonte: os artistas! E ainda é instigado a perceber os deslocamentos dos músicos no escuro, mergulhando na paisagem sonora.Em formato de duo - voz e violão - Sara Bentes e Robson Mendes interpretam composições autorais e alguns clássicos da música brasileira, que embalam ao mesmo tempo que conscientizam.
UM ABISMO PARA 18,6 MILHÕES DE PESSOAS.
(Fonte: PNAD IBGE 2022)
A população com deficiência no Brasil (2022) é estimada em 18,6 milhões de pessoas - o correspondente a 8,9% da população. Os dados da PNAD mostram um cenário hostil para essas pessoas, que estão menos inseridas no mercado de trabalho, nas escolas – e, por consequência, têm acesso mais dificultado à renda.Segundo o levantamento, a taxa de analfabetismo para pessoas com deficiência é de 19,5%, enquanto para as pessoas sem deficiência é de 4,1%. Um abismo que deveria ser assustador.




MUDANÇA CULTURAL E EMERGENTE
No mercado de trabalho, as desigualdades se repetem: apenas 26,6% das pessoas com deficiência encontram trabalho - enquanto o nível de ocupação para o resto da população é de 60,7%.
Sobram evidências da latente necessidade de repensarmos os direitos das pessoas com deficiência no Brasil - excluídas da vida social, econômica e - quem dirá - artística e criativa.
Este projeto é relevante por entender que a mudança é cultural e emergente, e por propor vivências artísticas que combatem estereótipos, despertam a empatia e rompem com a perspectiva capacitista.
Objetivos do desenvolvimento Sustentável que conversam com o projeto
3 – Saúde e bem-estar
8 – Trabalho descente e crescimento econômico
10 – Redução das desigualdades
INCLUSÃO ATRAVÉS DA ARTE


