Simulação Realística

 

O que é
A simulação realística é uma ferramenta didática utilizada por meio da aplicação de metodologias ativas de ensino. Ela permite que os alunos reproduzam, na prática, procedimentos rotineiros da profissão em pacientes simulados. Englobando os processos mais simples e também os avançados, como por exemplo,fazer um curativo ou como atenderuma parada cardiorrespiratória. Com isso, é possível fortalecer nos estudantes a segurançana execução das tarefas, permite ainda que eles desenvolvam plenamente e com tranquilidade suas habilidades.

Pacientes simulados

Nas aulas são utilizados manequins ou atores que reproduzem com perfeição a fisiologia e o comportamento humanos. Nas salas de comando, o quadro clínico dos pacientes simulados é alterado em tempo real, proporcionando uma simulação realística fiel. Isso quer dizer que a reação dos manequins é em tempo real igual a um paciente, respondendo aos procedimentos realizados pelos estudantes.  Isso quer dizer que os manequins atuam como um paciente real, inclusive reagindo aos procedimentos dos estudantes.

 


Simulação realística integral

 

  •  Capacitação técnica: o aprimoramento técnico é realizado por meio da interação com os pacientes simulados. Os alunos podem encarar situações que irão enfrentar nas rotinas das mais variadas especialidades médicas.

 

  •   Capacitação comportamental: o laboratório de simulação realística também permite o desenvolvimento comportamental do estudante. Pessoas reais (atores) atuam em situações hipotéticas do cotidiano. Assim, questões específicas podem ser abordadas como: gerenciamento de conflitos, notícias difíceis, identificação de traços de personalidade e aspectos diversos que dizem respeito ao relacionamento humano.

Conteúdo tirado do site da UNIFAMINAS, para o texto completo acesse Faminas