top of page

O que é essa Simulação Realística que a Inima faz?

Atualizado: 11 de mai. de 2021

A Simulação Realística tem todo um estudo científico por trás e critérios técnicos, mas vou explicar do meu jeito, quem quiser saber tecnicamente dá uma “googada” oras!

O principal objetivo da Simulação Realística é a humanização dos médicos, com atenção focada na pessoa e não na doença. Imagino que você já tenha passado pela situação de entrar para uma consulta e o médico nem olhar para sua cara, ele já te medica ou dá o diagnóstico. Pois bem, isso é focar na doença, ele se concentra apenas na sua queixa e a forma mais rápida de resolvê-la. Quando a consulta é centrada na pessoa, o médico faz uma série de perguntas para tentar entender a causa da doença: se o paciente tem estresse no trabalho ou em casa, se mora em um ambiente insalubre (com esgoto a céu aberto, por exemplo), quais são seus hábitos alimentares, se dorme bem, sobre como é seu trabalho, se pratica esportes, etc. Assim, pode chegar a conclusão que sua dor nas costas é causada por uma má postura do trabalho home office e te indicar uma melhor conduta que trará benefícios a longo prazo, não só dar um remédio para dor (e acreditem, a maioria das pessoas preferem o remédio para dor... por cultura ou sempre ter sido assim, sei lá). É uma relação de cuidado e de dignidade. Se o quadro é irreversível, que o paciente e familiares tenham ao menos dignidade. Depois leia essa história do professor Breno da UniBH aqui.


Essa ferramenta tem mudado a perspectiva na medicina e a cada semestre mais e mais faculdades vêm aderindo esse formato na grade curricular do curso. Costumamos dizer por aqui que é uma transformação que terá um impacto social gigantesco, já que o médico formado sai preparado para cuidar de pessoas, seja nos grandes centros ou nas cidades mais periféricas do Brasil. Temos muito orgulho de fazer parte dessa mudança, de poder contribuir com a nossa arte para que isso seja possível e ainda abrir um mercado de trabalho para nós atores que há 5 anos nem existia. O trabalho de Simulação Realística/Paciente Simulado é uma nova possibilidade de atuação para atores profissionais em todo o Brasil. Consiste na interpretação do ator como paciente para que os estudantes possam aplicar na prática o conteúdo trabalhado na teoria em sala de aula. Simulando uma consulta, o aluno faz o atendimento do paciente/ator, sendo acompanhado e avaliado pelo seu professor.

Este formato é aplicado nas aulas e em provas. Para o ator, é enviado um roteiro que consta o perfil do paciente, os sintomas, histórico familiar, hábitos alimentares, etc. Importante saber que na Simulação Realística não são feitos exames invasivos, nem aplicação de nenhum medicamento, o objetivo principal é praticar um olhar humanizado e despertar o raciocínio clínico com atendimento centrado na pessoa.

Para esse trabalho a Inima seleciona os atores e aplica para todos um treinamento específico, com objetivo de prepará-los para melhor atuação, esclarecer dúvidas e proporcionar uma nova possibilidade de renda atuando com teatro.




Deivid Miranda é ator, produtor e diretor na Inima Produções. Não é jornalista e nem sabe escrever, mas como é dono da empresa e ele que faz o site, vai ficar subindo texto no blog.

138 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Aviões

bottom of page