top of page

10 RAZÕES CIENTIFICAMENTE COMPROVADAS DE QUE TEATRO É BOM PARA A SAÚDE

O teatro é um bom meio de entretenimento, um plano perfeito para um primeiro encontro, serve para defender ou criticar o que acontece na sociedade, e podemos usá-lo como uma fuga para lidar com o estresse cotidiano.Mas você sabia que está cientificamente provado que o teatro tem efeitos benéficos à saúde?

A Organização Mundial de Saúde define isso como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, para além da mera ausência de doença. E, de acordo com estudos recentes, a participação em programas como um curso livre de teatro é fundamental quando se trata de obter uma “mente sã, corpo são.” Nós dizemos a você por que ir ao teatro não só irá fazê-lo viver melhor, mas também mais tempo.



1. O riso é um bom exercício e reduz a dor

Já é bem conhecido que usamos mais de 400 músculos quando rimos, incluindo músculos abdominais. Segundo alguns estudos,  rir por 20 segundos tem o mesmo efeito sobre a saúde como fazer três minutos consecutivos de exercício aeróbico (como correr ou andar de bicicleta). Então, assistir uma peça de comédia ou participar de uma vivência teatral pode te livrar de algumas horas na academia, e no consultório médico.

Quando você ri, seu corpo libera endorfinas e serotonina, substâncias produzidas pelas células do sistema nervoso central, o que ajuda a reduzir a dor (de fato, endorfinas são chamados de “peptídeo opiáceo”, porque eles têm os mesmos derivados do Opium!).

Além disso, Robert McGrath, um psicólogo clínico da Universidade de Wisconsin-Madison, diz que o riso e o humor reduz os níveis de estresse: Riso implica a ação de adrenalina e dopamina, uma substância associada com o sistema de prazer cérebro, e que também está presente em outras atividades agradáveis tais como comida ou sexo.


2. Chorar te dá uma sensação de alívio.

Nós tendemos a associar sentimentos negativos ao choro, e com boa razão: eles geralmente são más notícias que nos fazem chorar, e isso aumenta a freqüência cardíaca e dá sensação de asfixia. No entanto, o estudos laboratorial “Cry Me A River: The Psychology Of Crying”, publicado na Science Daily, mostrou que os efeitos calmantes de choro duram mais tempo no corpo do que as fontes de estresse.

Assim, vale a pena acompanhar um personagem em seu sofrimento. Chorando você libera adrenalina e noradrenalina, e depois da peça terá uma sensação de alívio.


3. O teatro é mais eficaz na melhoria da memória do que o fósforo.

Você costuma esquecer sempre aonde deixou as suas chaves? Ou o nome de alguém? Você não é capaz de se lembrar o título do último filme que você viu? Talvez você está tomando soluções inadequadas: teatro pode melhorar sua memória de forma mais eficaz do que outras técnicas, incluindo as vitaminas.

Isso foi demonstrado por Helga e Tony Noice, do Elmhurst College. Em 2009, eles realizaram um estudo em que 122 idosos tiveram um primeiro contato com o teatro, assistindo oito sessões ao longo de quatro semanas.

Em tão pouco tempo, os pesquisadores foram capazes de ver uma melhoria em todas as habilidades cognitivas dos participantes: haviam melhorado a fala, eles foram capazes de encontrar as palavras para expressar seus sentimentos mais facilmente, e sua memória havia melhorado de forma evidente e mais eficaz do que outras técnicas comuns, tais como o uso de vitamina.


4. Ele ajuda com a matemática.

O teatro joga com a imaginação do espectador. Isso predispõe o cérebro na compreensão do raciocínio abstrato utilizado na aprendizagem das ciências formais.


5. Freia o envelhecimento patológico.

Falamos sobre o envelhecimento patológico para se referir às mudanças que ocorrem em uma pessoa não só por uma questão de crescimento, mas devido a doença, maus hábitos, etc., (por exemplo, catarata, doença de Alzheimer …).

Este “envelhecimento acelerado” pode às vezes ser invertida ou mesmo impedido, e um dos tratamentos para esta terapia é o drama. Há evidências de que as atividades artísticas, especialmente aqueles feitos em grupo, freiam o envelhecimento patológico.´


6. Promove empatia.

A palavra “empatia” vem do grego “empátheia” que significa “sentindo por dentro”, e refere-se à capacidade que temos de entender as emoções de outra pessoa. Isto tem muito a ver com o neurocientista italiano Giacomo Rizzolatti, que no início dos anos 90, descobriu a existência no cérebro de “neurônios-espelho”, que são responsáveis ??por compreender os estados emocionais dos outros.

Elas consistem em sistemas de neurônios que são ativadas quando uma ação é executada, mas também quando observamos um outro indivíduo realizando a mesma ação. Isto é, quando vemos que alguém está triste, os neurônios-espelho em nosso cérebro ativam um estado emocional semelhante que nós experimentamos quando nós mesmos estamos tristes. Assim, podemos nos colocar na pele de outra pessoa e entender como você se sente.

Da mesma forma regozijamo-nos quando um personagem cumpre com os seus objetivos e ficamos entristecidos quando ele falha.


7. Atividades artísticas previnem resfriados.

Um estudo britânico mostrou em 2003 que participantes de atividades artísticas (seja como espectador ou como um criador) melhoraram de humor e tiveram impactos positivos surpreendentes em vários parâmetros psicológicos. Os seus resultados constituíram a base para os autores de um artigo publicado na revista Psychological Science, que estudou a relação entre emoções positivas e tônus ??vagal (um índice que mede a atividade do nervo vago, que está relacionada à freqüência cardíaca e a energia que temos). Este estudo sugere que as emoções puramente positivas e saúde física afetam uns aos outros, criando uma espiral ascendente de otimismo e bem-estar físico.

Além disso, há estudos que mostram uma relação direta entre a arte (como um meio para experimentar emoções positivas) e benefícios a longo prazo: ele impede resfriados (de acordo com um estudo realizado pelo Dr. Cohen e sua equipe, em 2006), reduz a inflamação (de acordo com Steptoe, O’Donnell, Badrick, Kumari & Marmot, 2007) e protege contra doenças cardiovasculares (Boehm & Kubzansky, 2012).


8. Ir ao teatro com grupo de amigos melhora sua qualidade de vida

Há uma extensa literatura mostrando que ter relações fortes assegura uma vida mais longa. Recentemente, foi realizado uma análise de mais de 148 estudos (realizados em mais de 300.000 pessoas no total), que concluiu que a integração social é extremamente importante quando se avalia a expectativa de um fator individual de vida.

Além disso, existem experiências que mostram que quando estamos em um grupo com o qual partilhamos interesses (ou o teatro ou outro), liberamos oxitocina, um hormônio que também atua como um neurotransmissor no cérebro, e que é comumente chamado de “molécula de amor”, porque nós liberamos esse hormônio, entre outros casos, quando fazemos sexo.


9. Fazer teatro te ajuda a solucionar os problemas

A revista Journal of Aging and Health publicou um estudo em 2004, em que foram comparados vários grupos de pessoas que começaram a ter aulas: um grupo fez teatro, um fez aulas de pintura e um grupo que não fez nenhuma atividade artística. Nos participantes do estudo foram testados concentração, resolução de problemas, etc., antes e depois da escola; houve uma melhoria muito significativa na análise da “resolução de problemas”.

A equipe argumenta, em vista dos resultados, que o teatro pode ser uma boa forma na prevenção da perda de agilidade mental que ocorre com a idade. Eles argumentam que isso é porque o teatro exige uma atenção permanente sobre a atividade que está sendo executada, o que acaba nos fazendo muito mais presente no “aqui e agora”.


10. A cultura pode ser a chave para a felicidade

A felicidade pode ser difícil de encontrar, mas psicólogos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), em 2011 deram uma das suas chaves. Em seu estudo, publicado no Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária, eles mostraram que assistir performances de teatro e frequentar galerias de arte afeta a forma como nos sentimos felizes. Os pesquisadores descobriram frequentadores mais assíduos de atividades culturais, são mais felizes e com uma qualidade de vida melhor.

Como se isso não bastasse, os efeitos parecem ser diretamente proporcional ao número de vezes que você pode assistir a um evento cultural. De acordo com o NTNU, 91% das pessoas que tinham participado de cinco ou mais atividades culturais em seis meses, disseram que estavam muito satisfeitos com a sua vida. Entre aqueles que tinham frequentado apenas um evento cultural, o percentual caiu para 84%.


962 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page